Qual moeda levar para Argentina?
Viajar para um país diferente do nosso requer alguns cuidados. Precisamos entender ao menos um pouco sobre a cultura, pontos turísticos e até mesmo sobre o dinheiro. Exatamente, muita gente vai viajar e não se preocupa com esse detalhe tão importante que pode fazer total diferença.
Embora existam muitas casas de câmbio em todos os países turísticos, é sempre bom saber quais os tipos de moedas são aceitáveis e qual a mais interessante a ser usada. Na Argentina, por exemplo, eles aceitam dólar, peso argentino e até real. Embora o peso seja o mais óbvio, não chega a ser o mais vantajoso.
O peso argentino desabou em 12% tendo em vista que isso ocorreu em apenas 24 horas, exatamente por esse motivo não é indicado que se for viajar para fora, utilizar essa moeda. Moedas estão tendo oscilações de valor todo o tempo, então fica difícil dizer qual a melhor.
Contudo, você pode ser mais esperto do que isso. Na época em que for viajar, faça uma pesquisa de valores em até uma ou duas semanas antes do embarque. Dessa forma, terá consciência de qual moeda está mais valorizada e consequentemente fazer bons negócios.
Geralmente quem está na frente da valorização é o dólar. Mas em algumas épocas ele chega a ter validade menor que 2 reais, portanto, é interessante ficar de olho. Na Argentina, a maior parte das barracas muambeiras e outros estabelecimentos possuem venda através de dólares e reais.
Se você achar viável, utilize seu real. O dinheiro é valorizado por lá, isso permite que compre mais e gaste menos. Uma boa dica é pechinchar. Assim como em qualquer outro lugar do mundo, a pechincha pode ajudar a comprar mais por menos, mas as vezes fazer a troca por pesos argentinos também é interessante.
A dica é que você procure alguém especializado para fazer essa troca com você, principalmente por causa dos “espertinhos” que geralmente se dispõem ao serviço. A troca de que tanto falamos, é realizado através de casas de câmbio ou ambulantes que prometem fazer um “negócio melhor”, fique atento.
Afinal, qual é o melhor?
Considerando tudo que foi dito acima, você deverá também perceber o que pode ser viável a você na época de seu embarque ou também trocar dólares por pesos. Estima-se que há localidades na Argentina que é possível trocar 1 dólar por até 13 pesos, em outros por até 8 pesos.
Enquanto isso, o real tem disponibilidade para comprar apenas 3,33 pesos, em outros locais é possível que 1 real chegue a valer 5,40 pesos. O ideal é que você compre dólares e os troque por peso, mas fique atento para não ser roubado e nem enganado na hora da troca, seja firme e negocie corretamente.