O passaporte é um documento indispensável na hora de viajar. O tempo de entrega não chega a ser demorado, mas o processo de emissão requer um pouquinho de paciência. Em primeiro lugar, deve-se fazer a união de todos os documentos responsáveis pela emissão do documento, depois dar início ao processo.
Dirija-se a uma delegacia de polícia (principal órgão emissor). Lembrando também que à efetuação do processo é necessário um agendamento, dia e hora marcada. É possível que somente para emissão demore cerca de 45 dias, além do tempo de espera para retirada do mesmo que geralmente está calculado em 5 à 15 dias.
Em casos de passaportes urgentes, é indispensável que haja a comprovação da urgência junto a delegacia. Essa é a única forma de acelerar o processo. O tempo também pode ser variado de acordo com a delegacia, estima-se que o melhor período para emissão é ao fim do mês das férias, já que a demanda é menor.
O procedimento é recomendado a ser feito cerca de 2 à 5 meses antes do embarque, isso por um motivo muito simples, vários países tem como base requisito a emissão do passaporte ou renovação do mesmo cerca de até 6 meses antes da viagem para validá-lo.
Há dois tipos de passaportes, o padrão ICAO (azul) e o padrão não-ICAO (verde). A especificação do mesmo também pode ser um fator determinante no tempo em que levará. Além disso, é indispensável que junto dele você esteja embarcando com um documento de identificação, como:
- Cédula de identidade
- Carteira funcional expedida por órgão público
- Carteira de Identidade expedida por comando militar
- Passaporte brasileiro anterior
- Carteira Nacional de Habilitação expedida pelo DETRAN
No caso de menores de idade, a emissão do documento só pode ser feita mediante autorização dos pais. Somente um responsável poderá assinar dando a autoridade ao filho para requerer o documento. Para obter maiores informações consulte o site oficial da PF clicando aqui.
Siga até a opção “informações gerais e requerimento de passaporte” e esclareça suas principais dúvidas. Denotando novamente que o período de emissão pode ser variado de acordo com a cidade e a delegacia local. Também é interessante que procure o telefone de contato da Polícia Federal em sua cidade ou mais próxima.